Dúvidas em geral

Dúvidas todo mundo tem e, muitas vezes, são as mesmas. Por isso, tão importante quanto as perguntas, dividir as respostas com vocês é ainda mais essencial para que nossa cooperativa cresça junto!

Confira:

1) O que é o Sicoob UFVCredi?

O Sicoob UFVCredi é uma instituição financeira cooperativa que oferece uma linha completa de produtos e serviços de natureza bancária a condições competitivas e compartilha os resultados financeiros com seus donos – os cooperados.

2) Quais produtos e serviços são oferecidos pelo Sicoob UFVCredi?

Conta corrente, empréstimos, investimentos, cartões, previdência, poupança, consórcios, seguros, cobrança, dentre outras soluções financeiras.

3) Quem pode ser sócio?

Os funcionários, aposentados e pensionistas da Universidade Federal de Viçosa, seus filhos e dependentes, funcionários das empresas vinculadas à UFV: Funarbe, SIF, Asav, Sinsuv, Aspuv, Asben e Agros.

Documentos necessários:

- Carteira de identidade;
- CPF;
- Comprovante de endereço (conta de água, luz e etc, dos últimos 3 meses);
- Comprovante de renda (contra cheque, últimos 2 meses);
- Se for casado, apresentar certidão de casamento e cópias dos mesmos documentos do cônjuge.

* Apresentar a documentação original.

4) Como faço para me associar?

Fazer parte do Sicoob UFVCredi é muito fácil. Basta se dirigir à sede da cooperativa e apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade; CPF; comprovante de residência; e comprovante de renda.

Caso seja casado, não se esqueça de levar também cópias dos documentos do cônjuge, além de uma cópia da certidão de casamento. É preciso também tomar conhecimento do estatuto da cooperativa.

Ao se associar, o novo cooperado fará um investimento de R$ 100 reais e deverá autorizar o desconto de 1% do seu salário, valor que vai compor as quotas-parte do seu capital social.

Aqui você dispõe de produtos e serviços bancários em melhores condições, e ainda compartilha de sobras anuais, benefício que nenhuma outra instituição financeira lhe oferece.

5) Quais as principais vantagens do Sicoob UFVCredi?

    • Taxas de empréstimos mais competitivas;
    • Tarifas de serviços menores;
    • Melhor remuneração dos investimentos;
    • Participação do cooperado nos resultados financeiros;
    • Atendimento personalizado;
    • Decisões democráticas;
    • Investimento nas comunidades;
    • Envolvimento direto com projetos sociais nas comunidades;
    • O Sicoob está presente em todo o Brasil.

6) Quais são os Canais de Atendimento disponíveis no Sicoob?

A rede de atendimento do Sicoob conta com mais de 2,5 mil pontos de atendimento em todo País, 3.068 Terminais de Autoatendimento, 19 mil ATMs da Rede 24h e 880 correspondentes, além de outros canais alternativos de autoatendimento como o Internet Banking, Mobile Banking, TV Banking e redes sociais (Facebook).

7) Como funciona a dinâmica de negócio de uma cooperativa?

Em uma cooperativa, o correntista não é apenas um cliente - é chamado de cooperado porque também é dono do empreendimento. Por isso, ele tem acesso a produtos e serviços financeiros com juros e tarifas menores, além de receber um tratamento personalizado.

A partir do momento que é feita a integralização das cotas e aberta uma conta, a pessoa torna-se associada da cooperativa (sócia), mas também usuário porque utiliza os produtos e serviços oferecidos.

A cooperativa é dirigida por dirigentes eleitos pelos cooperados, contribui para o desenvolvimento local por meio da retenção e aplicação dos recursos de poupança e renda no próprio município, além de promover a divisão dos resultados financeiros ao final do exercício. Além disso, os cooperados participam das decisões da cooperativa nas assembleias e podem ser eleitos para exercer a função de gestor administrativo na instituição.

8) Como funciona a remuneração do capital social dos cooperados?

A remuneração ao capital representa um dos diferenciais competitivos da cooperativa. Os resultados financeiros que, nas instituições financeiras convencionais, vão direto para os acionistas, nas cooperativas é compartilhado com os cooperados.

O Capital Social é parte do patrimônio de uma cooperativa financeira e é composto pelo somatório de todas as quotas-partes dos cooperados. A quota-parte é uma quantia em dinheiro que os cooperados depositam no momento em que entram na instituição. Este recurso é o que confere solidez à cooperativa.

Para a cooperativa, o Capital Social confere um fortalecimento do patrimônio líquido e a expansão da instituição. É uma fonte de recurso que possibilita aos cooperados obterem linhas de crédito com prazos maiores de pagamento e juros mais atrativos. Além disso, representa estabilidade financeira e segurança.

9) Quais são as garantias/seguranças que o cooperado conta por pertencer ao Sicoob?

Assim como nas instituições financeiras convencionais que contam com o Fundo Garantidor de Crédito, o investimento no Sicoob é garantido, até o limite de R$ 250 mil pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). O Sicoob atua com forte proximidade ao cooperado, em um modelo sustentável que garante o crescimento acima da média nacional e um nível de satisfação elevado por parte dos cooperados.

10) As instituições financeiras cooperativas cobram tarifa bancária?

A política de cobrança de tarifas varia de acordo com o estatuto de cada cooperativa, podendo ser cobrada ou não. No entanto, nas instituições onde há a cobrança, os valores são inferiores aos pacotes oferecidos pelo mercado.